Porque gatilhos mentais são importantes para o seu negócio

Involuntariamente tomamos decisões. Num primeiro momento ela surge inconscientemente e, com o tempo, surgem justificativas racionais para determinada ação. Assim acontece desde o momento em que acordamos até a hora de dormir. Embora não percebamos todas essas ações são regidas pelo nosso cérebro.

Essas decisões instantâneas ocorrem para evitar o cansaço mental. Mas, existe um mecanismo de filtragem em nosso sistema nervoso, que atua para validar nossas escolhas conforme nossa razão. Quando os gatilhos mentais são ativados em nosso cérebro, podemos influenciar e ser influenciados.

Conforme Robert Cialdini, no livro As armas da persuasão, os “gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com as emoções e percepções sociais presentes em todos os seres humanos”. Ele escreve ainda que existe uma habilidade de trazer pessoas para nosso lado, mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos.

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Portanto, gatilhos mentais são armas psicológicas que se instalam em nossa mente e que são capazes de nos convencer a tomar qualquer decisão. Para entendermos melhor, é importante entender como funciona um pouco o nosso cérebro, que possui uma parte responsável por nossas emoções e outra por informações lógicas.

O que a maioria das pessoas não sabem é que nós tomamos decisões com a parte emocional do nosso cérebro e depois justificamos com a razão. E os gatilhos mentais trabalham exclusivamente com o emocional do nosso cérebro. Existem diversos gatilhos mentais que são utilizados o tempo e as vezes nem notamos porque tomamos alguma decisão.

Existem mais de 20 itens que podem ser utilizados para o marketing de uma empresa e, consequentemente, para aumentar as vendas. É a partir do comportamento ativado pelos gatilhos mentais que muitas marcas elaboram campanhas ou promoções. Veja abaixo quais são alguns dos gatilhos utilizáveis:

Escassez – Urgência – Autoridade – Reciprocidade – Prova social – Porquê – Antecipação – Novidade – Relação dor x prazer – Descaso – Compromisso e coerência – Paradoxo da escolha – História – Simplicidade – Referência – Curiosidade – Inimigo comum – Garantia SimilaridadeExclusividade – Surpresa

A medida das publicações vamos explicar a utilização de cada um dos gatilhos mentais e como utilizá-lo em seu negócio.

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Gatilhos mentais

As armas da persuasão

Dartagnan Costa

Advogado OAB/RS 72.784 Diretor na empresa Dartagnan & Stein Sociedade de Advogados, atuando no mercado do Rio Grande do Sul. Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes Especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas

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