Podemos aprender outros ensinamentos com os samurais

Assim como o bushido, os samurais possuem outros ensinamentos e códigos de honra e conduta. Eles foram guerreiros profissionais que surgiram no Japão feudal do século XII. E embora não existam mais, seus feitos são eternamente lembrados, tanto no Oriente quanto no Ocidente.

Mais do que defender seu chão, os samurais deveriam ser leais, resistentes, corajosos e disciplinados. Por isso seguiam o código 7-5-3, que se refere às 7 virtudes do guerreiro, as 5 chaves para a saúde e também aos 3 estados de espírito e mente. Ele pode ser aplicado a vida de qualquer pessoa, trazendo resultados no desenvolvimento pessoal.

O principal deles era o bushido (leia aqui), um código de honra não escrito que fornecia parâmetros para esse guerreiro viver e morrer com honra. Para essa classe guerreira, seguir o bushido, era dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial e honra acima de tudo, morrer com dignidade.

A aplicação desse código é ideal para o cotidiano dos empresários. Tanto para a sua vida, quando para o bom andamento da sua empresa. Afinal, sabemos que um ambiente tenso não gera produtividade (leia aqui) e que gente feliz trabalha melhor (veja aqui). Por isso reproduzimos aqui os outros dois códigos dos samurais.

Warner Bros

As 5 Chaves para a Saúde

Nutrição Racional – Alimentação Saudável e Balanceada. Como regra geral, evitando os 4 venenos brancos (Açúcar, Sal, Farinha de Trigo, Leite pasteurizado). A Nutrição Racional também envolve o “alimento da alma”, como bons pensamentos, boas leituras, boas conversas, etc.

Exercícios Sensatos – As Atividades Físicas são extremamente importantes para a saúde, mas devem ser executadas com cuidado e cautela. Conheça e Respeite seus limites.

Descanso Eficiente – Começa com uma boa noite de sono e com pausas estratégicas entre as atividades. A Qualidade do Descanso é mais importante do que o tempo. Aqui também inclui respeitar seu período de férias.

Higiene – Tanto física quanto mental.

Atitude Mental Positiva – Existe uma lenda indígena que diz que dentro de você existem dois lobos lutando. Um é bom e outro mau. Vence o que você alimentar melhor. Uma Atitude Mental Positiva trata da forma que você vai reagir aos estímulos externos. Como você DECIDE ver as coisas. Não se trata de mentir para si mesmo ou enganar-se, mas de como você pode se capacitar para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

kjpargeter/Freepik

Os 3 Estados Mentais

Zanshin

É o Aqui e Agora. É traduzido como “Restante Espírito” ou O espírito que Permanece, que continua. É um estado de Foco antes, durante e depois da execução de uma tarefa ou atividade. Como um estado de prontidão constante, Zanshin faz com que você permaneça conectado com aquilo que realizou, com o espaço e com o tempo.

MuShin

Significa “Mente sem Mente”. É a Mente como um espelho, que apenas reflete, mas não julga. representa um estado mental sem Medos, Ansiedade, Desejos ou Raiva. É Representado por um lago que reflete claramente o que o cerca quando suas águas estão calmas, mas as imagens são obscurecidas quando suas águas são agitadas. É o que chamo de “Estado de Montanha“.

Fudoshin

Significa “Mente imóvel”. É a Mente que atendeu todos os desafios da vida e alcançou a serenidade. É uma estabilidade física e mental. Pode ser visto como o estado de máxima resiliência e é representado por uma Rocha que recebe insultos sem se mover, um rio que recebe golpes e continua seu fluxo ou os galhos flexíveis de uma arvore, que aceita a tempestade ou a nevasca, sem se quebrar. É a Calma e a Paz no olho do Furacão.

 

Cadastre-se ao lado e receba nossas informações em primeira mão!

 

Com informações:

753 Code: O Código Samurai para uma Vida Melhor

Samurais – História e Curiosidades

As virtudes do Bushido para a vida

Ambiente tenso não gera produtividade

Gente feliz trabalha melhor

Dartagnan Costa

Advogado OAB/RS 72.784 Diretor na empresa Dartagnan & Stein Sociedade de Advogados, atuando no Estado do Rio Grande do Sul. Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes Especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas

Deixe uma resposta