Otimização do trabalho com a gestão por processos

Investir em qualidade, nos dias atuais é fundamental. Até porque as pessoas buscam muito mais que um produto ou serviço. Elas querem um algo a mais. Por isso é tão importante manter um sistema de gestão de qualidade (leia mais aqui). Mas como reunir informações e chegar a esse ponto?

Sabemos que as empresas funcionam como organismos vivos, com pessoas e atividades funcionando de maneira interdependente. Para juntar todas as áreas, a alternativa ideal é a implantação da gestão por processos, que é uma metodologia utilizada para a busca de níveis mais altos na excelência de gestão.

A adoção dessa metodologia promove ganhos em desempenho com a eliminação de falhas e de atividades que não agregam valor. Com a adoção de processos, onde cada pessoa ou área é responsável por uma atividade, busca-se aumentar o nível de satisfação dos clientes além de melhoria contínua nas rotinas da organização.

Segundo a Endeavor, a gestão por processos é importante dentro das empresas porque permite adotar práticas sólidas, além de integrar sua equipe, seus sistemas e seus processos. “Tudo estará interligado e alinhado ao negócio da empresa, o que poderá fazer com que ela se transforme na escolha dos clientes”.

A gestão de processos também é fundamental porque permite a você:

  • Concentrar o foco no que realmente interessa: o trabalho:
  • Implementar uma consistente estratégia organizacional;
  • Conferir simplicidade, agilidade às atividades e flexibilidade organizacional;
  • Facilitar a gestão através de indicadores de desempenho;
  • Instrumentalizar a aplicação de abordagens inovadoras;
  • Facilitar a gestão do conhecimento organizacional e a gestão de competências.

Mais do que gerenciar todo o processo dentro da empresa (desde a compra da matéria prima ao produto final, ou desde o desejo do cliente até a prestação do serviço), a implantação dessa atividade dento das empresas faz com que o tempo dos funcionários e dos gestores seja melhor aproveitado (leia mais aqui).

snowing/Freepik

Business Process Management ou BPM

A Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management ou BPM) é uma abordagem disciplinar ou um ciclo contínuo para projetar, modelar, simular, executar, monitorar e melhorar os processos de negócio da organização, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Existem metodologias que propõem o passo-a-passo para algumas fases do ciclo de BPM. Entre tantas, reproduzimos as 6 fases que a Dheka Consultoria em TI desenvolveu.  Esta metodologia foi desenvolvida a partir da experiência prática de aplicação em dezenas de projetos reais em diferentes empresas.

Dheka
  1. Projeto: planejar como o projeto de gestão de processos de negócio será realizado na empresa.
  2. Modelagem: os processos são levantados, detalhados no conjunto de atividades que os compõem e validados para garantir que o seu entendimento está correto.
  3. Simulação: os processos são simulados com base em medidas de desempenho.
  4. Execução: os processos são implantados e institucionalizados.
  5. Monitoramento: os processos são acompanhados através de indicadores de desempenho previamente definidos para verificar se houve desvios.
  6. Melhoria: a situação atual dos processos é avaliada, melhorias são levantadas e o processo futuro modelado.

Vale lembrar que a gestão por processos pode ser aplicada em todas as empresas, entidades e associações. Ela nada mais é do que uma forma clara dos funcionários entenderem como funciona o ambiente em que estão inseridos. Se você tem interesse em aplicar na empresa, consulte o Manual da Gestão de Processos do Ministério Público Federal.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja este vídeo da Somos HEFLO que explica a gestão por processos e o BPM.

 

Cadastre-se ao lado e tenha informações em primeira mão!

 

Com informações

Gestão de processos: quando o seu objetivo é otimização de resultados

Gestão de qualidade: vale a pena investir!

Manual de Gestão por Processos

Separe o urgente do importante e produza mais

Introdução ao Gerenciamento de Processos de Negócio

As 6 fases determinantes da metodologia

Dartagnan Costa

Advogado OAB/RS 72.784 Diretor na empresa Dartagnan & Stein Sociedade de Advogados, atuando no Estado do Rio Grande do Sul. Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes Especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas

Deixe uma resposta