Liderança vai além dos cargos e desafios

Quando falamos em líderes, logo vem a mente pessoas que mandam ou que tem algum cargo que permita isso. Porém, ser líder é muito mais que isso, pois não basta exercer sua autoridade, é preciso criar estratégias, determinar a direção que a empresa deve seguir, ajudar a estabelecer metas…

Nossa espécie, o ser humano, é de animais que vivem em sociedade. Toda sociedade tem um líder (ex.: as abelhas têm a abelha rainha; os lobos têm o líder da matilha etc.). Segundo o administrador Henrique Montserrat Fernandez, em um artigo para o Sebrae, o líder do ser humano não é qualquer um.

Mais do que estar a frente de uma equipe, é muito importante que um líder tenha paixão e entusiasmo que o impulsione e o motive a investir tempo e esforço para guiar outras pessoas. De acordo com o Presidente do Banco de Boston, Henrique Meirelles, “Liderar é transmitir um sonho”.

Atualmente, conforme o Instituto Brasileiro de Coaching (Portal IBC), o líder eficaz é aquele capaz de criar condições para que a liderança floresça em outros, identificando e cultivando líderes potenciais em todos os níveis. Algo essencial, já que as grandes empresas estão se decompondo em unidades menores de negócios a fim de se tornarem mais competitivas.

O líder tem responsabilidades de enfrentar riscos; ter persistência para alcançar resultados desafiadores; ter coragem; ser ético; construir novos valores de gestão; levar as pessoas a se desenvolverem; ajudá-las a encarar a realidade; mobilizar a mudança. É necessário proporcionar um ambiente favorável, de forma que as pessoas se sintam mais motivadas.

Pinterest

Os desafios da liderança inovadora

O líder é um agente estratégico detentor de um carisma nato, poder de persuasão, inteligência, responsabilidade, flexibilidade e autoridade natural, entre outros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup Organization com mais de 5.000 líderes em todo mundo, existem 7 habilidades importantes.

Separamos abaixo para que seja possível aplicar em sua empresa, seja para uso como empresário, ou mesmo repassando para gestores que se encontram a frente da equipe de trabalho em sua empresa. Coloque em prática esses ensinamentos e veja os grandes avanços que terás no ambiente de trabalho.

Autoconhecimento

Líderes têm um acurado sentimento de seus pontos fortes e fracos. Eles sabem o que são e não tentam parecer o que não são. Eles constroem a liderança sobre suas qualidades e pontos fortes e procuram formar suas equipes com talentos que supram suas deficiências. Eles também procuram entre seus pares os parceiros que possam ajudá-los nos seus pontos fracos. Bons líderes sabem compartilhar o encargo da liderança.

Visão estratégica

Líderes inovadores têm um talento para ver o futuro, perceber as boas oportunidades, comunicá-las aos seus parceiros e a sua equipe e inspirá-los na realização de sua visão. Eles conseguem ver além dos limites de sua organização e do tempo presente, entender as tendências mais gerais e perceber o que precisa ser feito. Comunicar sua visão e as necessidades de mudanças de forma articulada e clara é uma habilidade fundamental para motivar e engajar suas equipes no processo de mudança.

Max Sattana

Maximização de valores

Os líderes têm também uma boa percepção dos princípios e valores essenciais para a realização de sua visão. Eles vivem seus valores e procuram se tornar um exemplo para todas as outras pessoas. Eles usam esses valores para alinhar comportamentos e atitudes, não só nos bons momentos, mas, especialmente, nos momentos de dificuldades e tormentas. Além dos valores éticos e morais, eles promovem e cultivam valores como comprometimento e espírito de equipe, liberdade para criar e experimentar, bem como as habilidades de fazerem as coisas acontecerem.

Experiências desafiadoras

Orientados pela visão estratégica e por fortes valores, os líderes inovadores desafiam suas equipes a realizar objetivos que vão além de seus trabalhos rotineiros. Eles levam a si mesmos e a sua equipe a sair do convencional e a experimentar novos caminhos. Têm uma boa noção do que é realmente importante e ajudam suas equipes a escaparem da prisão das urgências do dia a dia.

Cultivo de talentos

Os grandes líderes são naturais descobridores e desenvolvedores de talentos. Nesta tarefa, eles selecionam algumas pessoas talentosas e agem como mentores para orientar o aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos. Bons líderes investem uma boa parte de seu tempo na preparação de seus sucessores e vêem os sucessos destas pessoas como um reflexo de seus próprios sucessos.

Construção de alianças

Os líderes de hoje sabem que a realização de uma visão requer a cooperação de pessoas em vários níveis, dentro e fora de sua organização. Eles se dedicam a construir uma valiosa e forte rede de relacionamentos e estabelecer parcerias formais e informais que possam ajudá-los. Eles também retribuem esta ajuda em todas as oportunidades que surjam.

Aprendizado permanente

Líderes inovadores vivem um estado de permanente questionamento sobre o que fazem, como fazem e quais os resultados. Eles procuram incansavelmente aprender com seus sucessos e fracassos e orientam suas equipes a fazerem o mesmo. Eles sabem que, ao enfrentar desafios e tentar novos caminhos, estão se arriscando a cometer alguns erros. Entendem também que os erros podem encerrar boas oportunidades de aprendizado e melhoria.

Cadastre-se ao lado e receba nossas atualizações em primeira mão!

Com informações

IBC Coaching

Desafios da liderança atual

Autoridade, Liderança e Conflitos de Chefias

Desafios liderança inovadora

Dartagnan Costa

Advogado OAB/RS 72.784
Diretor na empresa Dartagnan & Stein Sociedade de Advogados, atuando no Estado do Rio Grande do Sul.
Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul
Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes
Especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo
MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas

Deixe uma resposta