Gestão de qualidade: vale a pena investir!

Hoje em dia, com a evolução do mercado, o consumidor quer algo a mais ao adquirir um produto ou serviço. Eles querem itens oriundos de locais que tem um cuidado no seu processo! Mas como colocar isso em prática dentro de uma empresa com vários anos de existência? Focando na qualidade.

Conforme José Roberto Marques, que é Master Coach Senior e Trainer, a preocupação com a gestão da qualidade é algo que vem evoluindo junto às histórias das organizações, estando mais direcionada aos produtos e processos inicialmente, e depois voltando sua atenção também aos desejos dos consumidores e às questões internas da empresa.

Dessa forma que surgiu os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes, através de princípios e diretrizes da qualidade, que são aplicados em cada processo que envolve o dia a dia da instituição.

Várias empresas no mundo todo utilizam esse sistema para implantar novos processos, gerenciar e checar sua qualidade. A produção sobe e os custos reduzem, é um diferencial, sendo um critério que garante maiores oportunidades e competitividades frente aos mercados, nacional e internacional.

A gestão da qualidade passa por todas as etapas do negócio, desde a administração, a escolha da matéria-prima e a seleção de colaboradores qualificados até os métodos de produção com o mínimo desperdício. Ela também serve como parâmetro para os indicadores de desempenho que das empresas (leia aqui).

Os benefícios logo são percebidos no mercado: melhor organização; mais produtividade; maior rentabilidade; maior satisfação dos clientes; credibilidade junto aos fornecedores; maior competitividade da organização; diminuição do retrabalho – menos custos e mais celeridade; maior autoestima e motivação da equipe.

Para que o resultado seja reconhecido, será necessário que outra empresa especializada em auditoria de gestão da qualidade faça esse serviço. Assim será obtido um certificado da qualidade. Porém, muitas empresas implementam o sistema visando somente melhorar os processos internos, o que é um ganho vantajoso.

Freepik

Qualidade = sustentabilidade

Para contribuir no processo de qualidade, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolveu um infográfico sobre 10 posturas para uma gestão de qualidade sustentável, que reproduzimos aqui. Afinal, sustentabilidade e qualidade andam juntas dentro das empresas.

  1. Avalie a origem da matéria-prima: Garanta que princípios éticos sejam adotados também pelos seus fornecedores.
  2. Seja um exemplo: Mantenha a ordem e a limpeza em todos os setores.
  3. Envolva as pessoas no processo de qualidade: Todos os funcionários precisam entender que são parte do processo de qualidade, ou ele vai falhar.
  4. Treine seus funcionários: Para que eles adotem as posturas definidas.
  5. Faça pesquisas de satisfação com o cliente: O feedback de quem compra pode abrir novas maneiras de pensar o produto ou o serviço.
  6. Acompanhe e mensure: Avalie o desempenho constantemente e tome decisões base em fatos e dados concretos.
  7. Corrija falhas: Ao identificar falhas, solucione-as por ordem de prioridade, começando com o problema mais crítico.
  8. Quanto melhor sua qualidade, melhor o seu preço: Produtos reconhecidos pelos clientes como sendo de mais qualidade passam a ter passam ter preferência nas compras, mesmo que preço seja um pouco mais alto.
  9. Melhorar sempre: A estrutura PDCA, isto é, planejar, desenvolver (fazer), checar e agir, é estratégica para manter o aprendizado na empresa. Trabalhe para não repetir falhas, registre as soluções e promova melhorias contínuas.
  10. Certifique seus produtos e/ou serviços: A certificação é uma garantia que a sua empresa oferece ao cliente. As normas da série ISO 9000, por exemplo, têm reconhecimento internacional.

Gostou do conteúdo? Cadastre-se ao lado e receba em seu e-mail!

 

Com informações:

10 posturas para uma gestão da qualidade sustentável

Benefícios da gestão da qualidade às empresas

Indicadores de desempenho dão um rumo para os empresários

Dartagnan Costa

Advogado OAB/RS 72.784 Diretor na empresa Dartagnan & Stein Sociedade de Advogados, atuando no Estado do Rio Grande do Sul. Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes Especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas

Deixe uma resposta