Empresários precisam incentivar cada vez mais seus funcionários

Você sabe o que significa incentivar e motivar? Embora sejam utilizados como sinônimos pelos dicionários ou como semelhantes pelas empresas, essas duas palavras têm significados um pouco diferentes. E em algumas vezes, incentivar e motivar uma equipe parece tarefa difícil. Principalmente em tempos de crise.

Incentivar é o ato de oferecer algo para uma pessoa ou equipe caso determinada meta seja alcançada; já motivar é despertar um motivo para que uma pessoa ou equipe criem movimento em determinada direção. Parecem, à primeira vista, conceitos parecidos e até mesmo similares, mas há uma diferença relevante entre eles.

Quando utilizados dentro de empresas principalmente em campanhas internas de marketing: incentivar significa definir uma meta externa ao indivíduo e premiar a superação dessa meta; motivar significa descobrir dentro do indivíduo uma força suficiente para superar esta meta e a superação é o próprio prêmio.

Muitos líderes e empresas acreditam que dinheiro e prêmios são os melhores mecanismos para dar um incentivo ou motivar seus colaboradores a atingirem suas metas.  Entretanto, você não quer que seus profissionais trabalhem apenas pelo dinheiro, este pode ser um caminho sem volta.

Muitas vezes, o melhor incentivo é aquele que vem do reconhecimento por uma tarefa bem executada, pela solução apresentada para resolver certo problema, pela proatividade de se antecipar e fazer o que era certo ou mesmo por meio de um feedback positivo, bem como reconhecimento diário.

Segundo o Portal IBC Coaching, é importante que os gestores entendam e conheçam quais são as motivações de seus colaboradores no trabalho. Quando ficar claro quais são as motivações dos colaboradores, os incentivos podem ser escolhidos com maior assertividade.

pressfoto/Freepik

Dicas para incentivar sem gastar muito

Quer alguns exemplos de estratégias simples e econômicas para incentivar sua equipe? Reproduzimos as dicas da Revista Exame com Janaína Ferreira, professora de coach, liderança e carreira do Ibmec do Rio de Janeiro, Maria Cristina Ortiz, docente da Business School São Paulo (BSP) e Esmeralda Queiroz, consultora do Sebrae de São Paulo.

  1. Dê um propósito à sua equipe

O primeiro passo para incentivar seus funcionários é fazer com que eles saibam que o trabalho deles é importante. ”Fazer essas pessoas lembrarem que trabalham para uma causa maior dá sentido àquela ação do dia, por mais mecânica que ela possa ser. O funcionário não se sente incentivado se não sabe como sua atividade afeta outras áreas da empresa, qual a importância dele nesse processo”, explica Janaína.

  1. Não faça reuniões apenas para dar broncas

Muitos empreendedores só falam com seus funcionários na hora de dar más notícias. Mas fazer reuniões para falar dos bons resultados e elogiar o trabalho que está sendo feito é tão importante quanto, mesmo que sejam conquistas pequenas. “Qualquer forma de reconhecimento já é um incentivo. Por meio dele, é como você dizer que acompanha o que a equipe produz, reconhece e divulga esse esforço”, explica Maria Cristina.

Também é preciso que os funcionários sejam incluídos nas conversas de planejamento. “Essa atitude melhora o clima da empresa, porque cria condições para que a equipe esteja engajada e possa contribuir com novas formas de alcançar as metas”, ressalta Esmeralda.

  1. Saiba quem são seus funcionários

Para estimular sua equipe, é preciso saber as preferências de cada um dos funcionários. Por isso, reserve um pouco do seu tempo para saber o que anima cada funcionário, o que incomoda e o que é esperado para o futuro.

“Você não precisa gastar muito dinheiro: o que você precisa é gastar tempo, sentando com sua equipe e ouvindo. Caso contrário, você estará sempre dando estímulos errados”, afirma Maria Cristina. “Eu só engajo quando entendo os desafios pessoais de cada um. Quanto mais eu atuo como coach da minha equipe, mais eu desato os nós que impedem esses funcionários de trazerem bons resultados para a empresa.”

  1. Proponha desafios e recompense

Outra forma de incentivar seus funcionários é oferecer pequenos desafios no dia a dia: por exemplo, buscar a solução para um problema antigo do negócio ou para bater a meta proposta.

Quem resolver um desses desafios recebe um prêmio simples, como um vale-presente ou um produto da própria empresa. “Faça atividades curtas, com no máximo um mês de duração. O desembolso é pequeno, mas a equipe se engajará no desafio proposto”, ressalta Esmeralda.

Janaína recomenda ir além: para quem alcançar a solução, uma porcentagem do faturamento obtido com a ideia pode ser revertida ao funcionário. “Isso encoraja pessoas a criarem novos projetos, o que faz o faturamento crescer ainda mais.”

  1. Estimule a capacitação

Na mesma linha, é preciso estimular o desenvolvimento intelectual e técnico constante dos funcionários. Isso porque quem está estagnado também fica desmotivado. “A pessoa tem que se ver crescendo na empresa. Ou seja, relacionando o resultado que traz para a empresa com seu desenvolvimento pessoal”, diz Maria Cristina.

E não é preciso desembolsar muito para capacitar a equipe. “Existem centenas de cursos, palestras e eventos de graça e online. A empresa pode fazer essa pesquisa e trabalhar com esse tipo de estímulo. Lembrando que tornar os funcionários valiosos é importante para a empresa também”, ressalta Janaína.

  1. Feche parcerias com estabelecimentos próximos

É comum empresas fazerem acordos com academias, restaurantes e escolas próximas, com o objetivo de oferecer descontos aos funcionários. Essa é uma parceria que não costuma sair muito cara, diz Esmeralda, e pode ser uma via de mão dupla.

“Seus funcionários ficam felizes e o outro negócio consegue atrair e fidelizar mais clientes. Dependendo do seu tipo de empresa, pode até ser possível oferecer produtos ou serviços para os funcionários do estabelecimento parceiro.”

  1. Ofereça um espaço extra no escritório

Um ambiente alegre e organizado faz seus funcionários acordarem mais dispostos. E oferecer um espaço para isso dentro do seu negócio não significa, necessariamente, gastar mais. Janaína sugere, por exemplo, estimular os funcionários a decorarem suas mesas, estabelecer um dia para roupas mais casuais, promover um encontro semanal na própria empresa, dar prêmios simbólicos e reservar um pequeno espaço do local para relaxar e tomar café. “Levar alegria não tem custo nenhum para a empresa e as pessoas se sentem importantes”, ressalta a professora.

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Dartagnan Costa

Advogado OAB/RS 72.784 Diretor na empresa Dartagnan & Stein Sociedade de Advogados, atuando no mercado do Rio Grande do Sul. Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes Especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas

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