Empresários devem ler para buscar crescer

Buscar exemplos em casos reais é uma das formas de crescer. Afinal, determinada empresa já passou pelo mesmo caminho que você está passando no momento e encontrou uma saída para ir além. Mas nem sempre empresários estão dispostos a compartilhar suas “fórmulas de crescimento”, embora tenham contado com o auxílio de diversas pessoas para isso.

Outra forma de buscar crescimento é através da leitura, onde você encontra exemplos de casos, modelos de negócios. Para ajudá-lo a enxergar as oportunidades de crescimento na sua vida e no seu negócio, a Endeavor, em parceria com o 12 minutos, selecionou 5 livros que fazem parte da biblioteca de alguns dos empreendedores que mais crescem no Brasil.

Essas são publicações clássicas – algumas sem edição em português – que te provocam a sonhar mais alto, rever a estratégia de crescimento e liderar um negócio com alto potencial de impacto. O resumo das obras, com seus planos de ação e ferramentas práticas, são disponibilizados no ebook 5 livros para empreendedores de alto crescimento.

Segundo os organizadores, quem empreende precisa parar de tempos em tempos para recuperar o fôlego e encher os pulmões de ânimo, vontade e coragem. E o objetivo da publicação é inspirar os empresários a passar 2018 vivendo cada dia como se fosse o primeiro dia da sua empresa.

mindandi/Freepik

Os 5 livros destacados pela Endeavor

Como não queremos contar todo o ebook, vamos listar os cinco livros sugeridos e fazer um resumo breve de cada uma delas. Caso você tenha interesse em se aprofundar ou bater a curiosidade, é só ler a publicação completa aqui. Segue a lista!

 

Endeavor
  • Se você quer construir um negócio disruptivo que crie algo inédito você precisa ler “De zero a um – o que aprender sobre empreendedorismo com o vale do silício”, escrito por Peter Thiel, que é cofundador do PayPal e um dos investidores mais influentes do mundo em diversas startups, como o próprio Facebook.

Conforme o autor, na sinopse divulgada sobre o livro, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo.

Peter afirma que o progresso vem do monopólio, não da competição e que ela destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo. ”De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício” não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir.

No livro, o autor fala que toda inovação vai de 0 a 1 e revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

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  • Se você quer aprender a lidar com situações difíceis no negócio, você precisa ler “O lado difícil das situações difíceis – como construir um negócio quando não existem respostas prontas”, escrito por Ben Horowitz, que é CEO da Opsware e um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício.

O livro conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

Seu blog alcançou um público dedicado de milhões de leitores, que passaram a confiar no autor para ajudá-los a gerir suas próprias empresas. Horowitz ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até o melhor momento para vender a empresa.

Endeavor
  • Se você quer preparar sua empresa e seu time para crescer, você precisa ler “Grow to greatness: smart growth for entrepreneurial business”, (traduzido literalmente para a Grandeza de crescer: crescimento inteligente para negócios empresariais) escrito pelo professor Edwart Hess, que passou mais de 30 anos no mundo dos negócios.

Este livro enfoca as questões-chave que um empreendedor deve responder para crescer no seu negócio. Com base em extensas pesquisas de mais de cinquenta empresas de crescimento bem-sucedidas, Grow to Greatness discute os dez principais desafios de crescimento e como superá-los.

O autor dissipa o mito de que as empresas devem crescer ou morrer. O crescimento pode criar valor. Mas, muito crescimento ultrapassa rapidamente processos, controles ou capacidade de gerenciamento eficaz. A obra estabelece um quadro para abordar o desenvolvimento de negócios e como gerenciar seus riscos e ritmo.

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  • Se você quer criar uma estratégia de escala e replicabilidade, você precisa ler “O poder dos modelos replicáveis”, escrito por Chris Zook e James Allen que são empresários e líderes da Bain & Company.

Neste livro, os autores afirmam que as empresas bem-sucedidas mantêm a simplicidade como base de seu core business. Elas não descartam o modelo de negócios de sucesso procurando uma simples renovação, mas procuram construir um “modelo de negócio repetível”, que permite uma melhora contínua dos processos.

Com base em estudos de muitos anos, abrangendo mais de 200 empresas, Zook e Allen mostram como algumas das empresas mais conhecidas do mundo combinam um modelo de diferenciação central com a velocidade, a adaptabilidade e a simplicidade, para erguê-las ao topo, durante longos períodos.

Endeavor
  • Se você quer lidar com as dores do crescimento acelerado, você precisa ler “A mentalidade do fundador”, também escrito Chris Zook e James Allen que são empresários e líderes da Bain & Company.

Chris Zook e James Allen debruçaram-se sobre por que o crescimento rentável é tão difícil de alcançar e sustentar, e descobriram que, quando as empresas não conseguem atingir suas metas de crescimento, em 90% dos casos as razões são internas – distanciamento da linha de frente, proliferação de processos e burocracias, para citar apenas algumas.

Além disso, as companhias vivenciam um conjunto de crises internas previsíveis, em fases previsíveis, à medida que crescem. Mesmo para empresas saudáveis, essas crises, se não forem geridas de modo adequado, sufocam sua capacidade de crescer ainda mais e podem levar efetivamente ao declínio.

A chave da pesquisa é que, para gerenciar os pontos de estrangulamento, é preciso ter a ‘mentalidade do fundador’ – comportamento tipicamente incorporado por um ambicioso fundador –, a fim de restaurar a velocidade, o foco e a conexão com os clientes: Uma clara missão, uma inequívoca cabeça de dono e uma implacável obsessão com a linha de frente.

 

Dica extra: Aprofunde a leitura com os livros originais. Comece com aquele que mais corresponde com o seu momento de vida e com o estágio de crescimento do seu negócio. Compartilhe com seus sócios e com os gestores da sua equipe. Planeje encontros trimestrais para discuti-los em conjunto, adaptando as ideias ao contexto da sua empresa. Volte de tempos em tempos às ferramentas, responda novamente às perguntas e veja o que muda na sua visão estratégica e nos desafios enfrentados. Faça desses livros, um guia. E desses autores, seus mentores.

 

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Com informações:

Endeavor

12 minutos

5 livros para empreendedores de alto crescimento

Dartagnan Costa

Advogado OAB/RS 72.784 Diretor na empresa Dartagnan & Stein Sociedade de Advogados, atuando no Estado do Rio Grande do Sul. Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes Especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas

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