Empresário precisa ter autoconfiança para tomar decisões

Autoconfiança é a capacidade que a pessoa adquire de acreditar e ser capaz de fazer e/ou realizar alguma coisa. Acreditar na competência que se tem, no talento como empresário, é o passo fundamental para que um negócio vá adiante. A autoconfiança faz sentido para as decisões da empresa.  

Existem situações em que o seu negócio precisa de um investimento, e se o empreendedor não tiver autoconfiança, não acreditar na sua decisão, pode perder mais essa oportunidade de fazer a diferença dentro do seu mercado. Afinal, é dessa forma que seu alerta de oportunidade não vai deixar passar nenhuma grande chance de melhorar.

Em tempos que a crise bate na porta, é muito rápido para um concorrente encontrar uma lacuna criada por você mesmo e preencher ela com o seu trabalho adversário.  Quando você não dá aquele passo além, o seu concorrente pode estar dando ele. E é nesse ponto que a autoconfiança não deixa você perder para si mesmo.

As metas conseguem ser pensadas além quando o empreendedor confia em suas próprias decisões, quando ele presta atenção no mercado e em tudo que está ao seu redor. Dando os passos que precisam ser dados, com inteligência e assertividade, é possível transformar a confiança em agente transformador. É possível levar seu negócio para o próximo nível!

Freepik

Como desenvolver autoconfiança

Sabemos que a autoconfiança impacta diretamente na qualidade dos projetos e das iniciativas de um empreendedor, seja em situações de conflito ou pressão, como reuniões com investidores, entre outros. Mas por onde começar a desenvolvê-la? O Santander Negócios e Empresas e o Portal IBC apresentam algumas dicas para os empresários. Confira!

Aprendendo com os erros

Para tornar-se um empreendedor autoconfiante, o profissional deve aprender que um erro não significa incompetência ou fracasso, mas sim pode servir como motivação para o crescimento e evolução, já que toda falha traz consigo uma lição que será útil em algum momento de sua carreira.

Lidando com os resultados

O empreendedor precisa saber lidar com os resultados, sejam eles positivos ou negativos. Para que o profissional se sinta mais seguro na hora de tomar decisões, é fundamental que esteja preparado para o retorno que a ação trará, caso contrário, nunca terá motivação para arriscar – e no mundo dos negócios, quem não aposta, fica para trás.

Assumindo a falta de confiança

Como cuidar de um problema sem assumir que o tem? Um dos momentos mais difíceis é reconhecer que não possui confiança em si mesmo, mas, só assim será possível descobrir a fonte da dificuldade. É preciso pensar nos próprios medos e limitações, para encontrar maneiras de combater cada um deles – assim, fica mais fácil controlar a insegurança em situações incômodas, ganhando mais confiança.

Sendo confiante com discernimento

Ser confiante em excesso também é negativo para um empreendedor. Quem confia muito em si mesmo, acaba sendo arrogante: não sabe ouvir conselhos e só faz aquilo que bem entende. O ideal é que o profissional saiba tomar decisões importantes com cautela, baseadas em estudos, pesquisas e também na opinião de parceiros e clientes – que podem possuir uma visão de mercado mais ampla.

Peça ajuda quando precisar

Autoconfiança não tem relação nenhuma com controle. Pelo contrário, a autoconfiança traz algo maravilhoso: reconhecer quando é momento de pedir ajuda, e não hesitar em procurar por ajuda na hora de tomar decisões, caso seja necessário. Líderes autoconfiantes convivem de forma harmoniosa com suas equipes, pois sabem que juntos, todos chegarão longe.

creativeart/Freepik

Não tenha pensamentos limitantes

Não hesite e não perca oportunidade de aprender coisas novas. Investir em aprimoramento profissional deve ser algo constante em sua carreira. Lembre-se de que conhecimento não é algo nato, mas a capacidade de aprender sim — todos têm capacidade de aprender algo novo todos os dias. Busque conhecimento e incentive seus liderados a fazer o mesmo, uma vez que o conhecimento te fará ainda mais confiante em suas capacidades profissionais.

Reconheça e comemore as pequenas conquistas

Uma meta é feita de várias etapas. Não espere atingir esta meta para comemorar as vitórias conquistadas. Esteja atento aos avanços diários, ainda que sejam pequenos. Valorize as conquistas atingidas e utilize estes pequenos feitos para se manter firme e determinado nos propósitos estabelecidos.

Cadastre-se ao lado e receba as atualizações em primeira mão!

Com informações

Como conquistar e manter a autoconfiança ao empreender

Líder sob pressão

Dartagnan Costa

Advogado OAB/RS 72.784 Diretor na empresa Dartagnan & Stein Sociedade de Advogados, atuando no mercado do Rio Grande do Sul. Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes Especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas

Deixe uma resposta