A importância de conquistar seus objetivos

A cada dia, o mercado de trabalho exige resultados. E isso não ocorre somente nas grandes empresas. Com a necessidade de lucrar mais, pequenos empresários também tornam seus ambientes de trabalho competitivos, fazendo com que seus colaboradores gerem lucro independente das condições em que se encontram.

Mais do que deixar funcionários frustrados, a equipe acaba não tendo mais vontade de atingir metas e conquistar os objetivos da empresa. O estresse acaba servindo como desestimulador. Pensando nisso, o administrador de empresas Theunis Marinho escreveu o livro Sonhar alto, pensar grande.

Nesta obra, baseada em sua história de conquistas, o empresário compara o caminho para alcançar uma carreira promissora à escalada de uma montanha alta e fria como se fosse um Everest Corporativo, cheio de desafios que dificultam a subida. Com isso ele mostra que a persistência é um dos segredos nesse caminho.

Entre os ensinamentos abordados, estão a importância de sonhar alto e fazer planos desafiadores para o futuro, não delegar seu destino a terceiros, aprender a dizer não, cultivar relacionamentos construtivos, refletir sobre as consequências dos seus atos, aprender com os erros e não adiar as soluções para seus problemas.

“Alguns desistem da dura caminhada e sofrerão a inevitável queda. Quem persistir descobrirá que as pressões por resultados e as cobranças contínuas serão suas únicas companheiras e terão que ter força para vencer o maior dos desafios: a solidão do poder”, afirma Theunis, que foi o primeiro brasileiro a ser CEO da Bayer Polímeros.

Abrh/Al

Na obra, Theunis Marinho destaca os “Quinze mandamentos para o sucesso no mundo corporativo”. Mais do que elencar esses ensinamentos, as lições são apresentadas com exemplos reais, em linguagem direta e deixam uma mensagem poderosa. Veja abaixo e inspire-se:

  •         Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro. Lembre-se: nossos olhos não ficam na nuca.
  •         Não delegue seu destino a terceiros.
  •         Aprenda a dizer não, sempre que necessário e na hora certa.
  •         Não cultive relacionamentos destrutivos. Eles são epidêmicos.
  •         Discipline-se com pensamentos positivos. A vida fica mais suave.
  •         Reflita sobre as consequências dos seus atos antes de colocá-los em prática.
  •         Cultive suas amizades, mesmo que sejam passageiras.
  •         Aprenda com seus erros. Eles são ótimos “professores”.
  •         Não sofra por antecipação.
  •         Não apague seu passado. Ele é seu alicerce mais profundo. Negá-lo é tornar-se um indivíduo falsificado”.
  •         Não adie soluções para seus problemas. Resolva-os respeitando o tempo e todos os envolvidos.
  •         Perdoe quem já o magoou. Você desocupará espaços para preenchê-los com coisas boas.
  •         Estude sempre.
  •         Errar é inevitável.
  •         Tenha bom humor.
Comunicare

Dicas para atingir objetivos

Mais do que ideias, é preciso persistência para atingir seus objetivos. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) selecionou seis dicas para que os empresários possam utilizar no cumprimento de metas e também possam repassar aos seus funcionários, visando um ambiente de trabalho melhor:

  1. Foco – Evite desviar “o olhar” de seu objetivo final. Procure terminar cada tarefa iniciada, dê o seu melhor e lembre-se sempre porque cada ação é importante para que alcance seu resultado plenamente.
  2. Aproveite as Oportunidades – Fique atento as oportunidades e quando elas chegarem, esteja preparado para agarrá-las.
  3. Fortalecer Pontos Fortes – Descubra seus pontos fortes, suas habilidades e competências, e busque aperfeiçoá-las a cada dia.
  4. Esteja atento ao que precisa melhorar – Procure eliminar crenças limitantes e comportamentos sabotadores como: adiar suas tarefas, perder o foco.
  5. Foque no Positivo – Seja otimista, acredite que é possível alcançar seu objetivo no tempo proposto. Também é importante que você não dê ouvido as pessoas negativas, pois elas podem ser uma péssima influência.
  6. Seja Determinado – Esteja firme no seu propósito. Se for aquilo que você quer, siga em frente. Deposite todo seu empenho naquilo que é necessário fazer para alcançar seu sonho e obter suas realizações.

Seja qual for seu objetivo e meta planeje, busque colocar em prática suas ações e jamais desista de alcançar seus resultados. Com certeza, com foco e dedicação, estes serão extraordinários.

Cadastre-se ao lado e receba nossas atualizações em primeira mão!

Com informações

Sonhar alto, pensar grande

Theunis Marinho

IBC Coaching

Dartagnan Costa

Advogado OAB/RS 72.784
Diretor na empresa Dartagnan & Stein Sociedade de Advogados, atuando no Estado do Rio Grande do Sul.
Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul
Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes
Especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo
MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas

Deixe uma resposta